15 outubro 2011

Redação Dissertativa Argumentativa

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.


Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.


Estrutura da redação
Para uma dissertação argumentativa é necessário que se tenha o começo (introdução do assunto), o seu desenvolvimento que são os argumentos e tudo que você irá colocar sobre o assunto e a conclusão que se dá pela coerência do transcrito dos argumentos.

Introdução
Logo na introdução haverá traços do que o autor defende, mas sempre não utilizando o “Eu”, “eu acho”. Faça o texto em terceira pessoa do singular, como o normal quando se dirige a um leitor. A ideia principal deve ser apresentada neste parágrafo do texto.

Desenvolvimento
Neste parágrafo é a hora em que começa a colocar ordem nos argumentos. É preciso que dê a argumentação e a reforce com dados e fatos, se possível. A numeração dos argumentos é algo que não deve ter. É preciso que argumentação seja verdadeira, caso contrário ela não tem valor algum. Após colocado todos os argumentos, dentro de um espaço bacana passe para o final.
Conclusão
Você retoma com outras palavras a tese do texto não deixando uma forma redundante e apresenta soluções para o caso. Procure não usar os elementos que mostrem dúvida, como o ponto de interrogação. Seja o mais claro possível no que está apresentando.

Dicas para a sua redação
- Não fique enrolando o assunto, pois mostrará claramente que você não domina o assunto pedido;
- Ser claro e objetivo é o que faz da sua redação tirar uma boa nota;
- Exponha o assunto pedido apenas na introdução e conclusão. O “meio” da sua redação dedique apenas aos argumentos;
- Evite utilizar frases longas ou muitos curtas;
- Os verbos no gerúndio devem ser mostrados apenas quando necessários. Geralmente, em frases longas costumam aparecer mais;
- Estude as regras da ortografia;
- Não fuja do tema dado. Isso pode descontar muitos pontos da sua redação;
- As expressões que são muito tradicionais ficaram ultrapassadas. Evite as;
- Nunca utilize a sua religião como argumento. Caso o assunto discutido seja sobre religião veja todos como um todo, e não somente a sua;
- Gírias, termos e estrangeirismos não incorporados ao português evite.

Melhorar a redação
Para que tenha uma boa redação em mãos e pronta para tirar nota é preciso que seja levado alguns pontos, como é o caso do rascunho. Por mais que esteja cansado da prova que vem fazendo é preciso que faça o rascunho, pois através dele você consegue apagar o que não gostou, pode reler o textos quantas vezes quiser dentro do tempo estipulado. Terminado de ler o rascunho uma vez descanse a mente um pouco, pois somente assim conseguirá visualizar os erros que muitas vezes passam desapercebidos.
Não utilize afirmações vagas para tentar convencer quem lê. Os fatos históricos e culturais são excelentes argumentos, porém precisam ser estudados para que transcritos corretamente.Você  defenderá em um texto dissertativo argumentativo a sua ideia sobre o tema que lhe for dado. Sendo argumentativo precisa expor argumentos que convença o leito de que a sua tese está correta. Informações verídicas são importantes que seja acrescentada, dados que mostrem a realidade do que está sendo exposto. Porém não é apenas colocar as suas ideias no papel, e sim organizá-las de acordo com a estrutura que esta redação pede.
Fonte: http://guiadicas.net/como-fazer-uma-redacao-dissertativa-argumentativa/
Através do site Mundo Texto encontra as melhores redações e relacionadas ao tema que deseja estudar e conferir.

Parabéns Professor!

Recados para Orkut

12 outubro 2011



Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar.

Rubem Alves
Recados para Orkut


09 outubro 2011


 Steve jobs



Aos 56 anos de idade, morre Steve Jobs, um gênio da área de tecnologia e fundador da Apple. Jobs lutava contra um câncer no pâncreas desde 2004..A maneira como tocamos na tela, trocamos mensagens, imagens, músicas e textos, tudo isso veio da visão dele.

"Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Por que quase tudo - todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de se envergonhar ou de errar - isto tudo cai diante da face da morte, restando apenas o que realmente é importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para eu saber evitar em pensar que tenho algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração."
(Steve Jobs)

Steve Jobs - Criador da Apple emociou estudantes de uma das maiores universidades do mundo ao falar de sua trajetória de vida pessoal e profissional

De olho no Plantão do Enem


DROPS

Acesse e assista os vídeos abaixo : http://www.redeminas.tv/plantao-enem/drops

Os vídeos postados aqui abordam conteúdos diversos para você refletir e se inspirar. Com dois minutos de duração, trazem dicas e orientações para a complementação dos estudos para o Enem 2011. 
Os drops estreiam sempre às 18h na Rede Minas, de segunda a sexta-feira. Mas você pode acompanhar também as reprises, que são feitas todos os dias sempre às 8h, 12h50 e 21h.

  • 06/10/11

    Biologia – Respiração vegetal

  • 05/10/11

    Matemática - Probabilidades

  • 04/10/11

    Geografia – Brasil como potência no agronegócio

  • 03/10/11

    Biologia – Reprodução/Clonagem

  • 01/10/11

    Redação - Coerência textual

  • 30/09/11

    Matemática - Máximos e mínimos

  • 29/09/11

    Lígua Portuguesa - Interlocução literária

  • 28/09/11

    Química – Oxigênio na atmosfera e no ambiente aquático

  • 27/09/11

    Redação - Recursos para a coesão textual

  • 26/09/11

    Sociologia - Desigualdade de classe/cor

  • 24/09/11

    Língua Portuguesa - texto e discurso

  • 23/09/11

    Educação Física - Fundamentos Esportivos

  • 22/09/11

    Sociologia - Desigualdade de Gêneros

  • 21/09/11

    Física - Gráficos

  • 20/09/11

    História - Racismo

  • 19/09/11

    Artes - A mistura da arte com a tecnologia

  • 17/09/11

    Filosofia - O poder e a autoridade segundo pensadores.

  • 16/09/11

    Química - Células a combustível hidrogênio/oxigênio

  • 15/09/11

    Biologia - Degradação Ambiental e a Eutrofização

  • 14/09/11

    Filosofia - Moral e Ética